top of page

Dificuldade de ir ao consultório? Saiba mais sobre consulta domiciliar e online com Vascular.

  • Foto do escritor: Dr Rafael
    Dr Rafael
  • 18 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de mar. de 2021

Nem sempre as doenças podem esperar!


Um fenômeno interessante tem acontecido recentemente: a procura pelos serviços de saúde, inclusive pronto-socorro, caiu vertiginosamente. Mas será que as pessoas estão adoecendo menos?


Com o receio de contrair a Covid-19, várias pessoas deixaram de comparecer aos pronto-atendimentos, mesmo que provavelmente estivessem apresentando sinais e sintomas de doenças que não podem esperar. Ou seja, provavelmente há pessoas desenvolvendo problemas de saúde potencialmente graves, porém estão em casa. Isso é preocupante, principalmente porque ainda não há nenhuma garantia de melhora do cenário perigoso que vivemos hoje.


No caso dos problemas de circulação mais comuns, temos a trombose (o coágulo na circulação da perna), as varizes (que podem inflamar ou sangrar), feridas nos pés que não cicatrizam e podem inflamar, entre tantos outros!


Uma boa opção para esse problema veio com a internet: a consulta médica via telemedicina, modalidade em que o médico consegue obter informações importantes e até inspecionar pacientes por meio de videoconferência, foi liberada em caráter temporário e excepcional pelo Conselho Federal de Medicina, visando evitar a procura excessiva por serviços de urgência no período da pandemia.


Mas será que realmente funciona? Consulta pelo computador?



ree
Saiba como funciona a consulta online

É claro que há limitações no método, uma vez que não temos o paciente à nossa frente e também não podemos tocá-lo ou auscultá-lo, tampouco fazer exames complementares à beira do leito, como o duplex ou ecografia vascular. Porém tem um grande valor em conseguir separar casos considerados mais simples, em que o tratamento pode ser adiado, de doenças complexas e potencialmente graves, que necessitam de maior agilidade e até internação ou cirurgias.


Uma outra alternativa é o atendimento domiciliar, com escala reduzida, evitando a alta rotatividade de pessoas e tomando todas as precauções necessárias entre médico, paciente e familiares. Daí há a possibilidade de exame físico e pequenos exames complementares, dependendo de cada caso, e propor tratamento com maior segurança.


Há alguns dias, realizei uma primeira visita domiciliar de um paciente com doença que não era iminentemente grave, ou seja, não se tratava de caso de urgência. Porém, era preciso iniciar seu tratamento para que seu quadro não se agravasse com complicações.


Vou postar aqui uma lista de sintomas nos membros superiores e inferiores que podem significar problemas de circulação, principalmente nas pernas!


Dor nas pernas progressiva;

Sensação de formigamento que não passa;

Inchaço excessivo;

Infecção ou inflamação dos pés (inchaço, vermelhidão, calor), com ou sem febre;

Varizes ou veias inflamadas;

Varizes que sangram;

Feridas com má cicatrização.



Inchaço, varizes e dor nas pernas podem ser sinal de má circulação!

Se você tem alguma dúvida sobre seu estado de saúde e achar que está com algum problema de circulação, estou à disposição! Entre em contato e veremos qual modalidade será melhor para te ajudar.


Rafael Carvalho - Cirurgião Vascular

CRM 68227 RQE 47222


Email:


Instagram:


Facebook:


Ou entre em contato no chat! :)



Comentários


Post: Blog2 Post

As informações contidas nesse site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

bottom of page