top of page

Como saber se eu tenho trombose?

  • Foto do escritor: Dr Rafael
    Dr Rafael
  • 1 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

A trombose venosa profunda anda em evidência na mídia, muito graças ao aumento dos casos devido à pandemia de Covid-19. Infelizmente, a doença predispõe à formação de coágulos e é responsável por grande parte dos casos de hoje. Mas como identificar sinais de trombose venosa?


ree

Entenda a doença:


A trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos onde não deveria haver - dentro das veias do nosso corpo. Geralmente ocorre nas pernas. Logo, onde o sangue deveria circular, há entupimento e o sangue fica represado nas pernas, causando dor e inchaço da perna.


A trombose venosa é grave?


Além dos sintomas locais causados pelo entupimento, um dos grandes perigos está quando um coágulo se desprende da perna e flutua pela circulação sanguínea. Geralmente ele acaba parando na circulação do pulmão, prejudicando a respiração. Isso se chama embolia pulmonar, podendo culminar em falta de ar e até mesmo insuficiência cardíaca e respiratória, quadros potencialmente fatais.



Coágulo se desprendendo das pernas e obstruindo os pulmões. Fonte: https://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2018/06/Tromboembolia-Pulmonar.jpg

A depender do grau de entupimento das veias pelos coágulos, a trombose também pode gerar dor e inchaço crônico, quadro conhecido como síndrome pós-trombótica. Em casos mais graves, pode gerar alterações de pele com escurecimento (dermatite ocre) e feridas, que são conhecidas como úlceras venosas.



ree
Úlcera venosa. Fonte: https://www.aafp.org/afp/2010/0415/p989.html

Quais os sinais da trombose?


Você deve se atentar para os seguintes sinais:

  • Dor na perna ou na panturrilha persistente

  • Inchaço de uma das pernas e pé

  • Surgimento repentino de veias superficiais

Esses sintomas devem ser mais valorizados se você:

  • Tem ou teve Covid-19 nas últimas semanas;

  • Passou por uma cirurgia recentemente;

  • Encontra-se acamado(a) ou com perna imobilizada (ex: gesso);

  • Está em tratamento para algum tipo de câncer;

  • Já teve um episódio prévio de trombose.


O que eu devo fazer em caso de suspeita de trombose?


Devido aos riscos de embolia pulmonar e sequelas crônicas, você deve procurar um cirurgião vascular ou pronto-atendimento com urgência, para que passe por avaliação médica. Assim, poderão ser solicitados exames de forma a confirmar ou excluir trombose.


Lembre-se: a trombose venosa profunda tem tratamento! Quanto mais rápido procurar atendimento, menores são os riscos!


Gostou do post? Ficou em dúvida? Estou à disposição!


IG: @carvalho.vascular


Ou use o chat do site :)


Rafael Carvalho - CRM 68227

Cirurgião Vascular e Endovascular

Ultrassonografista Vascular

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2 Post

As informações contidas nesse site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

bottom of page