Laser e cremes para varizes funcionam?
- Dr Rafael

- 14 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Não é de hoje que a internet está cheia de propagandas de dispositivos ou produtos que supostamente fazem varizes e vasinhos desaparecerem. Os anúncios prometem o sumiço das varizes como mágica, sem necessidade de procedimentos médicos. Mas será que isso realmente funciona?
Há um tempo, um paciente compareceu a meu consultório contando que já havia começado o tratamento das varizes por conta própria, com auxílio de uma caneta laser que comprou nos Estados Unidos. Ele me relatou que estava se sentindo melhor, apesar de não ter notado melhora na aparência das varizes, que já estavam bem grossas.
Eu tive que informá-lo que infelizmente ele foi vítima de um golpe.
A tecnologia de laser e radiofrequência vem sendo usada, sim, no tratamento de varizes. Isso pode ser feito por meio de cirurgia endovenosa - isto é, fazer uma punção e introduzir um cateter por dentro da veia que provoca uma lesão (como uma "queimadura") na mesma, e ela acaba fechando e se tornando um cordão fibroso, como uma cicatriz. Essa tecnologia é muito utilizada para o tratamento de veias doentes calibrosas como as veias safenas. O laser pode ainda ser empregado através da pele para auxiliar no processo de aplicação de vasinhos. Esses procedimentos são tidos como minimamente invasivos, com rápida recuperação e retorno às atividades.
No entanto, o que é vendido na internet não é, nem de longe, a tecnologia de laser que trata as veias doentes. Infelizmente, trata-se de gente mal intencionada que ilude quem tem medo ou não deseja ser submetido a procedimentos.
O mesmo se repete com os famosos cremes para varizes: alguns podem, de fato, aliviar os sintomas das varizes (dor, sensação de peso, cansaço e queimação nas pernas), porém não há nenhum que comprovadamente diminua ou faça desaparecer as varizes.
O tratamento para essas veias ainda é a retirada cirúrgica ou a secagem por meio de aplicações, com ou sem laser (o do consultório, hein!). Esses procedimentos devem ser feitos por um especialista da circulação, ou seja, o cirurgião vascular. Esse profissional está apto a diagnosticar e tratar os mais variados problemas das veias, e também estão preparados para conduzir quaisquer complicações.
Gostou do post? Compartilha com aquele(a) amigo(a) que tem varizes, para ninguém cair no golpe!
Rafael Carvalho
Cirurgião Vascular e Endovascular
Ultrassonografista Vascular
CRMMG 68227






Comentários