Refluxo na veia safena, tenho que operar?
- Dr Rafael

- 9 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2020
Você foi submetido(a) a um exame de doppler vascular e no laudo está escrito: "Refluxo de veia safena magna/parva". Mas o que isso quer dizer?

Primeiro vamos entender um pouco sobre as veias das pernas, que são separadas em um sistema superficial - ou seja, as veias por debaixo da pele que são visíveis (sendo as principais veias as safenas magna e parva) - e um sistema profundo, que não é visível pela pele. De modo geral, as veias superficiais vão drenando para as veias profundas no caminho do sangue de volta ao coração.

A veia safena magna (também chamada de interna) passa por toda a parte de dentro da perna, juntando-se ao sistema profundo (veia femoral) na altura da virilha.
Enquanto isso, a veia safena parva passa pela panturrilha e se junta ao sistema profundo (veia poplítea) na parte de trás do joelho.
Refluxo em veias safenas é grave?
O refluxo venoso significa que o sangue caminha em direção ascendente, em direção ao coração, porém boa parte dele volta a descer, pela ação da gravidade. Isso é um sinal de que as válvulas das veias, que deveriam manter o fluxo apenas para cima, não estão funcionando como deveriam. É um tipo de insuficiência venosa.
Esse refluxo pode ser transmitido para outras veias menores (tributárias), que geralmente deveriam "desaguar" na safena, fazendo com que essas veias também se tornem insuficientes e formando as famosas varizes.

Então a safena também deve ser retirada com as varizes?
Muitas vezes, essa resposta será sim. A veia safena, quando está dilatada e com refluxo significativo, já não serve mais para seu propósito original, sendo uma veia doente. Portanto, deve ser interrompida, com o objetivo de melhorar a circulação da perna e aliviar os sintomas.
Mas, isso não é uma regra! Muitas veias safenas possuem refluxo apenas em alguns segmentos, ou não possuem dilatação significativa. Ou mesmo não geram sintomas. Portanto, são passíveis de tratamento clínico - medidas como atividade física e uso de meias compressivas. Tudo depende de fatores individuais!
A veia safena só sai com cirurgia?
A cirurgia (safenectomia) é um método eficaz e seguro, em que se retira todo o segmento doente da veia. Com o avançar da ciência, foram desenvolvidos outros métodos para interromper seu fluxo, como a termoablação (laser ou radiofrequência) ou a escleroterapia com espuma. São técnicas menos invasivas, com recuperação mais rápida e retorno mais precoce às atividades cotidianas, porém têm suas próprias vantagens e desvantagens. A conversa sobre cada método deve guiar a decisão compartilhada entre paciente e cirurgião.
O melhor método, na verdade, é aquele com o qual o cirurgião está habituado e também com o qual o paciente se sente confortável! A decisão deve ser sempre individualizada! Converse com seu cirurgião vascular ou angiologista!
Gostou do post? Ficou em dúvida? Estou à disposição!
Rafael Carvalho
Angiologia e Cirurgia Vascular
São João del Rei - Belo Horizonte / MG
IG: @carvalho.vascular
Ou use o chat do site :)





Comentários